Skip to main content
ArtigosCondominialPublicações

Energia solar ou fotovoltaica e os condomínios

Por 05/10/2019agosto 4th, 2022Sem comentários

Já imaginou seu condomínio produzindo energia através de placas fotovoltaicas?

Hoje isso já é possível.

Mas o que é a isso? Tecnologia solar fotovoltaica é a transformação direta da luz do sol em energia elétrica, feita através das placas solares. E a utilização dessa fonte de energia limpa é a que vem recebendo maior investimento, inclusive dos países em desenvolvimento.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já regulamentou a utilização de energia solar por meio da geração compartilhada (entre todos os apartamentos e também nas áreas comuns) através da resolução 687/2015. Claro que será necessário apresentar diversos documentos junto a Concessionária de energia para aprovação, mas nada que os condomínios já não tenham feito quando da construção de poços artesianos durante a crise hídrica.

São inúmeros os benefícios para os condomínios. Após a produção da energia, as placas podem servir para o aquecimento de água, fato que trará economia de eletricidade e/ou gás. E o valor economizado poderá ser revertido para outros benefícios aos moradores do condomínio.

Esse tipo de geração de energia (compartilhada) também é vantajosa para o Governo, pois reduz o uso de sua rede de transmissão além de ser sustentável. Diante disso está incentivando o uso dessa tecnologia através de linhas de financiamento voltadas única e exclusivamente para a implantação do sistema fotovoltaico. Os demais bancos também estão realizando financiamentos nessa área.

Em razão dos benefícios, seja econômico ou social os condomínios já podem solicitar orçamentos para empresas especializadas e buscar uma linha de crédito para realizar a implantação de energia solar nos edifícios.

Fernando Augusto Zito – O Autor é Advogado militante na área de Direito Civil; Especialista em Direito Condominial; Pós-Graduado em Direito Tributário pela PUC/SP; Pós-Graduado em Processo Civil pela PUC/SP; Vice-Presidente da Assosindicos – Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Estado de São Paulo; Palestrante especializado no tema Direito Condominial; Colunista do site especializado “Sindiconet” e das revistas “Em Condomínios” e ”Viva o Condomínio”.

Deixe uma resposta

×