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Como agir quando há vazamento de dados de clientes?

Por 23/09/2021agosto 4th, 2022Sem comentários

A segurança da informação está evoluindo a cada dia e os criminosos têm se reinventado e conseguido ludibriar os sistemas. Com isso, muitas informações importantes e confidenciais de empresas e pessoas físicas têm vazado, como comumente vemos nos noticiários.

Por consequência, tanto as empresas como seus clientes, têm os seus dados expostos e entregues a desconhecidos e tais atos acabam por trazer prejuízos financeiros e implicações quanto à credibilidade das companhias, vítimas desses criminosos.

É de se ressaltar que nenhuma empresa está livre de ter dados vazados, mas são possíveis algumas ações para minimizar esse evento, os quais destacamos:

  1. a) investimento em segurança para reduzir risco de roubo de informações, mantendo site e aplicações hospedados em empresas que tenham alto padrão de segurança;
  2. b) controle de acessos, de acordo com cada função dos colaboradores;
  3. c) criação de politicas de segurança;
  4. d) orientar os clientes a realizarem trocas de senhas de forma periódica;
  5. d) profissionais capacitados para avaliar falhas e evitar vazamento.

Por fim, uma das principais orientações é justamente avisar rapidamente os seus clientes sobre o vazamento, com informações claras sobre o que deve ser feito para mitigar o impacto, pois mostra transparência e comprometimento da empresa com seu cliente.

Além disso, é necessário que neste aviso, haja informações claras sobre o procedimento a ser seguido por parte dos clientes, como por exemplo, troca de senhas, contato com a empresa de cartões, etc.

Se isso ocorrer, fica claro que a empresa precisa reavaliar seu sistema de segurança e investir em novas ações e melhorias para que não mais ocorra esse tipo de situação. Além, é claro, de reavaliar a forma como os dados dos clientes são armazenados.

Fernando Augusto Zito – Advogado militante na área de Direito Civil; Especialista em Direito Condominial; Especialista em Direito e Negócios Imobiliários pela Damásio Educacional; Pós-Graduado em Direito Tributário pela PUC/SP; Pós-Graduado em Processo Civil pela PUC/SP; Membro da Comissão de Condomínios do Ibradim, Palestrante especializado no tema Direito Condominial; Colunista dos sites especializados Sindiconet, Sindiconews, Condomínio em Foco e das revistas “Em Condomínios” e ”Viva o Condomínio”.

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A LGPD está em vigor e muitos ainda não se adequaram. Nunca foi tão importante proteger dados pessoais, tanto para sua empresa, negócio ou na vida condominial.

Foi nesse aspecto, e considerando a importância do tema, que a ZMR advogados disponibiliza um diagnóstico preliminar para saber o grau de necessidade da adequação perante a LGPD. Assim você pode entender os riscos que a sua empresa ou condomínio está correndo e que soluções estão disponíveis no mercado para que o seu negócio se adeque à nova legislação!

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