Skip to main content
ArtigosCondominialPublicações

Os condomínios e os carros elétricos/híbridos

Por 26/11/2018agosto 4th, 2022Sem comentários

Uma nova tendência no mercado imobiliário, seja residencial ou comercial, são os empreendimentos que já contemplam estrutura para recarga de veículos elétricos (VE).

Alguns condomínios já estão se adaptando a essa nova realidade. Os veículos elétricos (VE) e elétricos/híbridos, que necessitam de mais de três quilowatts de energia para realizarem sua recarga.

Os carregadores para VE precisam atender a essa exigência para serem eficazes. Além disso, a instalação deve ser feita de forma segura, tanto para o usuário como para a massa de moradores.

O condomínio precisa ter seu sistema elétrico revisado. Somente um profissional qualificado poderá certificar se a instalação é adequada para uma estação de recarga para VE.

O procedimento de instalação pode variar em alguns aspectos de um local para o outro, no entanto, eles geralmente são semelhantes.

Qual é o primeiro passo na instalação de um carregador?

O primeiro passo é determinar se o condomínio possui a capacidade de potência para uma estação de recarga para VE. Se negativo solicitar junto a concessionária de energia. Mais uma vez, somente um profissional pode realizar uma avaliação adequada da energia.

Em seguida contratar uma empresa para realizar a instalação do ponto de carga do VE.

Estas providências possibilitam que o condomínio tenha uma estação de recarga para VE que atenda a necessidades de proprietários desses veículos em total conformidade com as normas.

A quantidade de pontos de recarga em um condomínio dependerá da demanda desses veículos, hoje ainda é pequena, porém, em um futuro próximo o número de VE deve aumentar.

Fernando Augusto Zito – O Autor é Advogado militante na área de Direito Civil; Especialista em Direito Condominial; Pós-Graduado em Direito Tributário pela PUC/SP; Pós-Graduado em Processo Civil pela PUC/SP; Diretor Jurídico da Assosindicos – Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Estado de São Paulo; Colunista dos sites especializados “Sindiconet”, Viva o Condomínio, da revista “Em Condomínios” e Palestrante.

Deixe uma resposta

×