Skip to main content
ArtigosCondominialContratualPublicações

A definição sobre o percentual de retenção pela rescisão imotivada do contrato de compra e venda de imóvel

Por 09/03/2021agosto 4th, 2022Sem comentários

Depois de muita discussão na jurisprudência, finalmente temos um precedente que pode orientar de forma definitiva o percentual de retenção pela rescisão imotivada no contrato de compra e venda de imóvel.

Nos contratos firmados antes da Lei 13.786/2018, o percentual de retenção pela extinção do vínculo contratual de compra e venda de imóveis por culpa do adquirente é de 25% (vinte e cinco por cento) das parcelas pagas.

Tal decisão emanada do Superior Tribunal de Justiça, no Recurso Especial nº 1.820.330, da Relatora Ministra Nancy Andrighi, firma importante entendimento sobre o assunto, entendendo que o percentual é adequado e suficiente para indenizar o construtor pelas despesas gerais e pelo rompimento unilateral ou pelo inadimplemento do adquirente, independente do motivo.

Vale destacar ainda que a comissão de corretagem deve ser abrangida pelo percentual de 25% na hipótese de culpa do comprador.

Com esse entendimento, muitas demandas envolvendo percentuais a serem aplicados, podem agora seguir esse importante precedente, evitando assim decisões isoladas e que gerem desequilíbrio para as partes contratantes.

Fale com um especialista, entre em contato conosco clicando aqui!

Deixe uma resposta

×